[GTER] Dúvidas sobre DNS

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sat May 24 21:21:35 -03 2014

> [...]
> + print server + firewall + QoS, em algum momento ficam com o DNS muito
> lento, deve ser porque a caixa fica muito ocupada.
> o Grande problema que vejo é gerenciar esta criação de forwards. Teria que
> pensar aí antivirus, linux, windows, bsd e por aí vai. Concordo com você
> que tem dia que o DNS da operadora parece que "acordou meio estranho",
> demora a resolver nomes, mas esta prática quase padrão de "deu problema de
> dns, 8.8.8.8, 8.8.4.4 - OK agora nossa rede está a salvo", quebra alguns
> caches, dando até mais dor de cabeça pro usuário(ou admin), já que DNS além

Mas o TTL tende a ser similar para DNS que não manipulem resultados...

> Será que não seria interessante explicar em formato didático pra todo
> mundo que "não é feio " usar DNS da operadora e que os DNS públicos podem
> ser usados como auxiliares em caso de problemas focais algo assim?

O problema é que a operadora que atende 97% da área do país tem recursivos
DNS péssimos, e a outra que atende os outros 3% tinha DNS péssimo até
sofrer intervenção da Anatel. Então a credibilidade nos DNS de operadora é
bem baixa... mesmo que nos operadores menores possa existir DNS confiável
(e cá entre nós, isso tem uma chance tipo 50%-50%), como a maioria dos
habitantes de uma região é atendido pela incumbent, a sensação que eles tem
é a de DNS operadora ruim.

Rubens