[GTER] Dúvidas sobre DNS

Renato Frederick renato at frederick.eti.br
Sat May 24 21:05:40 -03 2014

Olá Rubens!

Realmente, eu vejo até que alguns modens "faz tudo" do tipo adsl2 +
wi-fi + print server + firewall + QoS, em algum momento ficam com o DNS
muito lento, deve ser porque a caixa fica muito ocupada.
o Grande problema que vejo é gerenciar esta criação de forwards. Teria
que pensar aí antivirus, linux, windows, bsd e por aí vai. Concordo com
você que tem dia que o DNS da operadora parece que "acordou meio
estranho", demora a resolver nomes, mas esta prática quase padrão de
"deu problema de dns, 8.8.8.8, 8.8.4.4 - OK agora nossa rede está a
salvo", quebra alguns caches, dando até mais dor de cabeça pro
usuário(ou admin), já que DNS além de tudo tem TTL, etc...
Será que não seria interessante explicar em formato didático pra todo
mundo que "não é feio " usar DNS da operadora e que os DNS públicos
podem ser usados como auxiliares em caso de problemas focais algo assim?

ABraços!