[GTER] Fwd: Estoque IPv4 na regi??o alcan??ou o /9

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu May 22 09:41:22 -03 2014

> Concordo com ambos, se tivesse sido feito isso no começo, quando já se
> sabia e tinha uma previsão sobre o esgotamento do IPv4, hoje estaríamos
> muito bem. Tenho certeza que os provedores já estariam com a rede
> praticamente toda convergida para funcionar com IPv6. Mas não adianta
> reclamarmos agora, um problema que vejo também é que as grandes operadoras
> tem muito mais IPs sobrando do que nós, então se for esperar a classe deles
> se esgotarem para esses orgãos fazer alguma coisa, podemos nos preparar
> para ficar um bom tempo sem o IPv6 emplacar....

Essa impressão está errada. As grandes operadoras consumem muito mais IPs
por período do que os menores, e vão ser muito mais rapidamente afetados
pelas negativas do que os menores. Ter 1000 IPs sobrando quando se faz 1000
ativações num dia é diferente de ter 100 IPs sobrando quando se faz 10
ativações num dia.

Rubens