[GTER] Fwd: Estoque IPv4 na regi??o alcan??ou o /9

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed May 21 23:36:08 -03 2014

> Se 60% dos clientes dele suporta IPv6 então ele está no paraíso!!!! Vejo
> menos de 20% dos clientes com endereço de link-local. Nos já esperávamos
> algo assim. Os clientes compram umas caixinhas que tem conectores RJ45 e
> antena que eles colocam no ponto de entrada de Internet da casa deles.
> Seria bom se essas caixinhas fossem roteadores e bem que nossa agência
> reguladora, que parecem bem desregulada aqui, poderia ter ajudado se
> tivesse adotado a alguns anos a política de homologar essas caixinha apenas
> se tivesse suporte a IPv6 em vez de homologar baterias.

A Anatel, ao homologar produtos, não verifica se ele atende a uma
determinada necessidade de uso. Ela verifica se o produto causa risco à
vida humana (tanto do usuário final quanto dos técnicos de telecomunicações
que lidam com os equipamentos) e se causa interferência destrutiva em
outros equipamentos (quer via alimentação elétrica que via irradiação).

Desdes a privatização do mercado de telecomunicações, quem sempre verificou
a adequação à necessidade foram os operadores. Para um celular ser vendido
no mercado, além da homologação Anatel ele precisa de homologação das
grandes operadoras ou se torna um produto micado. Os testes que elas fazem
com celulares são bastante exigentes, e precisam ser assim; o espectro é
escasso e qualquer celular bagunçando sinalização ou tráfego gera problemas
exponenciais.

Infelizmente as operadoras tem uma tal falta de cultura Internet que elas
nunca fizeram o mesmo com modems ADSL e outros CPEs domésticos. Para uso em
serviço corporativo elas fazem, inclusive às vezes obrigando os potenciais
fornecedores a pagar pelos testes, mas não lhes ocorreu que os mesmos
problemas da rede celular acontecem na rede fixa.

Mas se algum órgão da União passasse a fazer isso, eu apostaria mais no
Inmetro do que na Anatel. É mais do histórico do Inmetro analisar adequação
a necessidades ou ao interesse público (ex: eficiência energética), que é
diferente de não causar efeitos colaterais.

Rubens