[GTER] Fwd: Estoque IPv4 na regi??o alcan??ou o /9

Roberto Alcantara roberto at eletronica.org
Tue May 20 19:58:10 -03 2014

Essa conversa que não tem muito conteúdo v6 também já não é um cenário tão ruim assim, apesar de ainda faltar muita gente entrar no circo.

Grandes geradores de tráfego já operam em v6 definitivamente. Recentemente nas listas tivemos discussões sobre a quantidade de tráfego gerado pelo Google e Netflix, somados chegando a cerca de 30-40% do total para um provedor típico, se me recordo bem. Além desses ainda entra Akamai, Facebook entre outros grandes. Aqui no .br também temos grandes geradores de conteúdo operando em v6.

Acho que os provedores já compreenderam o problema que é o esgotamento v4 para os seu negócio. Muitos destes ainda não avançaram por causa das suas operadoras, mas isso também mudou bastante no cenário dos últimos 24 meses.

sds,
 - Roberto