[GTER] Fwd: Estoque IPv4 na regi??o alcan??ou o /9

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue May 20 19:23:16 -03 2014

joaofrancis.m at zipmail.com.br>:

> eu acho que devo ser muito ignorante mesmo pois tem algo que, por mais que
> eu tente, não consigo entender, me perdoem:
>
> se o esgotamento de endereçamento IPv4 afeta muito mais as operadoras de
> telecom no que diz respeito ao provimento de acesso e, por outro lado, os
> provedores de conteúdo (plataformas de hosting / datacenters) não sofrem
> tanto esse problema pois não possuem o mesmo volume de demanda de estoque
> desse recurso, me parece um conflito de interesses (inócuo?)
>
> ora, os provedores não vão migrar para IPv6 porque não há conteúdo para os
> [...]

Faltou levar em conta que os provedores de conteúdo gostam de ter registros
de acesso, e NAT vai quebrar muito dessa capacidade de acompanhamento de
navegação...

... e que a moda agora é Cloud, muitas vezes na forma de VPS, o que se
traduz num consumo bem mais voraz de IPs do que os serviços de hosting
tinham.

Rubens