[GTER] Fwd: Estoque IPv4 na regi??o alcan??ou o /9

Antonio M. Moreiras moreiras at nic.br
Tue May 20 20:40:35 -03 2014

É o velho problema do ovo e da galinha... O que vem primeiro? O pessoal
do Google resolveu isso há uns anos: fabricaram uma galinha implantando
IPv6 em seus serviços. Outros seguiram o exemplo...

Hoje temos tudo que é do Google em IPv6, incluindo YouTube. Temos também
Netflix, Bing, Facebook, Yahoo, Terra, UOL, Globo.com, etc. Pergunte ao
pessoal dos provedores quanto em % de tráfego esses caras juntos
representam. É bastante. Mais da metade, possivelmente.

O motivador principal para o pessoal do conteúdo no curto prazo é que
eles não querem depender de uma caixa estranha no meio do caminho
fazendo CGNAT, que pode influenciar na qualidade do serviço que chega a
seus clientes.

Num olhar mais a médio prazo, o crescimento da Internet baseado no
compartilhamento de IPs pode colaborar para a sua fragmentação. Teríamos
redes mais ou menos fechadas e independentes de grandes provedores,
conversando mais ou menos umas com as outras. Isso seria péssimo para o
pessoal dos conteúdos e pra todo mundo.

Pro pessoal de acesso alguns estudos já mostraram que fica mais caro
manter o CGNAT do que implantar o IPv6, considerando desde o custo
direto com equipamentos, até ter que lidar com clientes insatisfeitos
por causa de problemas técnicos causados pelo NAT no provedor.

[]s
Moreiras.