[GTER] Borda ideal para provedores

Felipe Trevisan fetrevisan at gmail.com
Fri May 9 20:43:51 -03 2014

Temos que separar as possíveis formas de compartilhamento:

Físico - dutos ou fibra apagada
Lógico - Camada 2 ou 3 - capacidade

HFC não da pra compartilhar nem p F nem o C, só capacidade do Cable modem. Não sei exatamente como funciona tecnicamente.

ADSL - é mais fácil compartilhar o meio físico (local loop). Implica em compartilhar POP para os operadores instalarem seus dslams.

Fibra - os dois são possíveis. Em rede P2P pode compartilhar o local loop ou capacidade. Em GPON pode compartilhar capacidade.

Óbvio que podem existir formas de se fazer de tudo em todos, mas acredito que estes sejam os mais comuns.

Bruno, claro que não existe garantia de nada nessa terra, mas cláusulas contratuais são bem eficientes, vide o seu próprio exemplo do Tag along num email anterior.

Não me lembro das histórias sobre os provedores, mas não vem, em absoluto, ao caso. Outros tempos, outro cenário, tudo diferente.

Abs,