[GTER] Borda ideal para provedores

Andrez eduardo.andrez at gmail.com
Fri May 9 20:05:38 -03 2014

> A separação funcional foi algo que nunca funcionou muito bem e ainda hoje
> com o PGMC e o SNOA as operadoras querem apenas compartilhas as linhas ADSL
> de até 10 Mbits. A NET  insiste em dizer que o HFC nao pode ser
> compartilhado (de novo, na Suécia tem cable modem compartilhado), e todas
> as operadoras pleitearam um "feriado regulatório" de 10 anos sobre as
> linhas de fibra óptica. Assim fica fácil compartilhar. Enquanto eles vendem
> 100 Mb na fibra, deixam os clientes usarem 10 Mb no ADSL pelo mesmo preço.

Compartilhar um par metalico dentro de um cabo com dezenas de pares eu acho
bem mais simples do que compartilhar uma cabo coaxial. Olhando para fibra
eu acho facil compartilhar uma fibra em um cabo, esse realmente eh facil,
do que compartilhar a propria fibra.

Nao sei exatamente o que voce pensa disso mas tem problemas para
compartilhar tanto o F quanto o C do HFC.

Voce compartilharia uma fibra entre Belo Horizonte e Fortaleza? Como seria?
Só combinar o canal e colocar um filtro? E se o "parceiro" achar legal
entrar com 40dBm na fibra? Acho o coaxial bem pior do que a fibra.

Assumir toda a estrutura e entregar um cliente que esta atras de um cable
para um provedor ate eh possivel mas compartilhar o meio fisico eu tambem
nao toparia nao.

--
Atenciosamente.