[GTER] Borda ideal para provedores

Felipe Trevisan fetrevisan at gmail.com
Fri May 9 18:39:11 -03 2014

Bruno,

A restricao da Telmex ou da Telefonica vir a comprar a rede toda seria
baseada em clásusulas contratuais nos contratos firmados entre a rede
aberta e os provedores. Coisas como o tag along que vc mencionou, direitos
dos usuarios, dos provedores, etc. Poderia até ocorrer uma compra, mas não
antes de uma imensa batalha para aninhar todos os direitos dos provedores e
dos usuarios finais.
O interesse não é vender para a Telmex (claro que o poder do eventual
"capital" é muito alto) mas estabelecer a infra estrutura. Nos paises que
mencionei há casos de de incumbents que abriram suas redes, e de incumbents
que prestam serviço lado a lado dos pequenos provedores.

A separação funcional foi algo que nunca funcionou muito bem e ainda hoje
com o PGMC e o SNOA as operadoras querem apenas compartilhas as linhas ADSL
de até 10 Mbits. A NET  insiste em dizer que o HFC nao pode ser
compartilhado (de novo, na Suécia tem cable modem compartilhado), e todas
as operadoras pleitearam um "feriado regulatório" de 10 anos sobre as
linhas de fibra óptica. Assim fica fácil compartilhar. Enquanto eles vendem
100 Mb na fibra, deixam os clientes usarem 10 Mb no ADSL pelo mesmo preço.

Existe uma informação interessante sobre o mercado sueco, onde os pequenos
provedores detem 35% do market share total. No Brasil não passa de 10%.
http://bit.ly/1sbf60O

Acontece justamente porque existem redes abertas que dão passagem aos
menores.

Outra questão, quem disse que investir em infraestrutura é mal negócio?
Porque alguem tem obrigacao de oferecer o serviço? O ticket é maior e daí,
o investimento e o OPEX também. A infra vai durar 20 anos sem dor de
cabeça, o serviço é uma briga diária.

Me mande novamente sua solução, por favor. Eu acho que deixei passar este
email. Desculpe.

Não é um TCC, é real. Já temos o backbone em SP, e estamos implantando o
primeiro piloto.
O projeto é de rede aberta FTTH, P2P para todos os clientes, residenciais,
comerciais e corporativos com velocidades de acesso a partir de 50 Mbps até
1 Gbps para todos. Estamos em busca do provedor macho que vai oferecer o
primeiro serviço gigabit residencial do Brasil.
Os print screens que enviei já são do piloto por isso alguns nomes de
clientes, provedores, IP´s estão ocultos.

Abs,

ᐧ