[GTER] Borda ideal para provedores

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri May 9 17:40:15 -03 2014

> Provavelmente devido ao alto custo das fibras submarinas levando do sul do
> pacifico ate os EUA ou Japao

Um cabo ligando Japão aos EUA custa US$ 300 milhões. Dos EUA até Austrália
e Nova Zelândia, US$ 400 milhões.
O cabo submarino da Telefónica ao redor da América do Sul chegando nos EUA
custou US$ 900 milhões. Não me parece que o custo internacional deles seja
muito pior que o nosso...

> [...]
> nao entendo (na verdade entendo, mas criaria briga com alguns amigos aqui
> do GTER se disesse em aberto o motivo) por que nao fizeram do mesmo jeito
> aqui, tipo assim, voce pode explorar telefonia usando a rede fisica
> existente, mas para cada fio que usar tem que instalar uma quantidade X de
> fios novos que passam a ser da estrutura, mais ou menos como ocorre com os
> postes (se voce cria um conjunto habitacional novo, tem que postear, e
> "doar" os postes para a cia eletrica - detalhe, a maioria delas foi
> privatizada entao voce esta pagando para eles ganharem dinheiro em cima de

Tornar maior o valuation da Telebrás na privatização.

> Ou o legislador da LGT achou mesmo que cada nova entrante ia cabear de
> novo cada cidade ou que o "despacho 172" (aquele que nao existe na
> biblioteca da anatel, e que determina o unbundling da rede de fios de STFC)
> ia ser suficiente para as grandes teles nao usarem de praticas
> anti-competitivas?

Na época existia uma crença de que wireless seria um competidor para a rede
de fios. Faltou consultar Maxwell e Shannon a esse respeito...

Rubens