[GTER] Borda ideal para provedores

Felipe Trevisan fetrevisan at gmail.com
Fri May 9 16:40:20 -03 2014

A Australia cobra por volume e tem custo de banda alta porque é uma ilha
mals ervida com relacao a cabos. Pior que ela só a NZ.
O plano nacional de banda larga australiano era para ser um modelo, mas há
problemas graves. Eles ja gastaram mais do que o previsto, cobriram menos
HP´s que o previsto, e a briga entre governo e oposição esta colocando em
xeque a continuidade do proojeto.
Parte do governo quer um modelo com VDSL+ no last mile a parte quer manter
o plano original em FTTH.
No FTTH o custo esta alto pois estao usando uma CPE com diversas funcoes,
como SIP, Wifi. Parte dos criticos alega que deveria ser entregue um
conversor de midia e o ISP escolhido instalaria o seu CPE.

Talvez um melhor exemplo seja a inglaterra com o OpenReach que acabou de
concluir a instalacao nas areas urbanas cobrindo mais de 19 milhoes de
casas, 18 meses antes do previsto (até parece a copa no Brasil :-) ). A
próxima fase é cobrir as áreass rurais.

Este modelo de bitstream unbundling (que é o que estamso discutindo) é mais
comum na Suécia e Noruega. Lá as utilities são as donas da rede. Existe um
intermediario neutro que é o Comunications Operator ou o tal operador do
unbundling que organiza estas integrações todas que o Shine esta
questionando nos emails acima. E eu asseguro que funciona. São eles que
estão desenvolvendo esta experiencia no Brasil comigo agora.

Seguindo na linha de planos nacionais, Israel acabou de licitar, e esta
equipe Sueca ganhou o bid junto com Cisco e Ericsson para construir uma
rede neutra nacional identica a que estamos discutindo. Vejam em
http://www.ibc.net.il/

Existem duvidas tecnicas que serão superadas. O modelo funciona, em
especial com este sistema de gestão.

Abs,

ᐧ