[GTER] Problema PTT-SP X PTP Mikrotik

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sun May 4 09:49:15 -03 2014

> Prezados, bom dia.
>
>         Grato pelas respostas. Rubens, aumentar o MTU das Rockets para
> quanto?

MTU de L2 sempre para o máximo que der. Nos Rockets de uns 2 anos para cá
dá para setar 2024 que é um bom número... precisa usar versão 5.5.x do
AirOS e colocar essa alteração na interface Wi-Fi, na interface Ethernet e
na interface bridge. Em tese o javascript da tela de configuração te mostra
o máximo que aquela versão de software/hardware permite.

Já MTU de L3 coloque no mínimo que você precisar... 1500+22+4+4=1530 vai
ser suficiente se você passar as VLANs em VPLS diferentes em cima da mesma
estrutura MPLS (e é o que eu faria), se você quiser as passar com VLAN tags
vai precisar de mais bytes. Cuidado que os dois lados de conexão OSPF
precisam ter o mesmo MTU L3 ou a conexão OSPF não sobe...

Ambos pode ser, mas o Mikrotik é certo. Entre os enlaces há uma RB,
> onde coloquei a vlan do PTT, liberaram o MAC para testes, e tivemos perdas
> infindáveis. Mudei o PTP para NSTREME, melhorou. Joguei no BGP, deu pouca
> perda, mas deu. Então, acredito que o Rocket também possa estar
> influenciando. O problema é que o NSTREME ficou muito instável,
> apresentando quedas constantes.

Tem certeza que quer passar BGP até lá ?

>           Wenderson, poderia me explicar melhor como você fez o seu
> cenário? Acho que seria interessante experimentá-lo também, visto que a
> minha rede está um pouco complicada nesse lado para que eu ative um
> OSPF/MPLS ainda. Se não tiver jeito, terei que mudá-la (para ontem), pois
> faltam 8 dias para o freezing do PTT. Lembrando que meu BGP não é em
> Mikrotik, é em Quagga, porém, tenho uma RB antes dele (posso abrir o EOIP e
> jogar na interface conectada no BGP).

Porque você não faz BGP no Mikrotik mais próximo do PTT para o PTT, e BGP
no Quagga para seu trânsito, ligando os dois via IBGP ? Eu sei bem dos n
problemas do Mikrotik, mas o relógio está contra você...

Rubens