[GTER] Proposta de TCC.

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Fri Mar 14 15:41:54 -03 2014

On Fri, 14 Mar 2014, Luis H. Forchesatto wrote:

> Bem, tenho bastante tempo para desenvolver, aproximadamente 1 ano e meio
> ainda, mas estou me adiantando pra poder ir fazendo algo e não deixar tudo
> para o último semestre. Achei a ideia de fazer sobre SDN um hot-topic e
> tanto, mas ainda ficou meio vago: o que eu poderia efetivamente
> desenvolver/implantar a esse respeito? No final das contas eu teria que ter
> algo palpável para mostrar para a banca do contrário o TCC não seria
> válido.

sugestão: um roteador e borda formado por um computador e um switch, o
primeiro rodando quagga ou fish e comandando o segundo via OpenFlow. Você
pode virtualizar tudo com KVM, ou descolar um switch barato que fale
OpenFlow (veja o catálogo da HP, tem uns 3Com-rebranded, como o 2920, que
servem bem e não custam os olhos da cara).

se isso parecer fácil demais, considere redundâncias nos dois
equipamentos e como manter o funcionamento em caso de falha.

AVISO: isto é uma situação da vida real, não é um mero exercício
acadêmico!

se você mora no Vale do Paraíba e este projeto te interessar, me contacte
em pvt.

-- Danton