[GTER] Iminência da Votação do Marco Civil

Eng. Fabio Roberto engfabiobaptista at gmail.com
Tue Mar 11 10:13:54 -03 2014

O que eu vejo de problemas seria outros dois pontos:

/a) Art. 9º O responsável pela transmissão, comutação ou roteamento tem
o dever de tratar de forma isonômica quaisquer pacotes de dados, sem
distinção por conteúdo, origem e destino, serviço, terminal ou aplicação. /

Atualmente de acordo com o serviço prestado dentro da mesma modalidade
podemos ter QoS diferentes para clientes residenciais, comerciais e
empresariais. De acordo com esse texto, o tratamento deve ser o mesmo,
ou seja, esse artifício já não poderia ser aplicado. Tudo bem que os
responsáveis em fiscalizar não tem conhecimento para tal, mas sob o
prisma das regras estipuladas nesse artigo, não poderia e ponto.

/b) Art. 9º § 3º Na provisão de conexão à Internet, onerosa ou gratuita,
bem como na transmissão, comutação ou roteamento, é vedado bloquear,
monitorar, filtrar ou analisar o conteúdo dos pacotes de dados./

Nós provedores de conexão à internet (ISP), não poderemos mais utilizar
ferramentas de monitoramento para fins de segurança na rede contra
ataques, pois a maioria dessas ferramentas necessitam analisar o pacote
e/ou seus conteúdos para saber se é um tráfego normal ou se é algum
tipos de vírus ou malwares. Sabemos que alguns destes simplesmente se
baseiam em DDOS com objetivo de derrubar a rede e mais nada, mas outros
não possuem tal comportamento e aí que precisamos saber o conteúdo do
pacote para analisarmos se é um tráfego útil. Uma simples análise de
analisar quantidade de pacotes por segundo já infere esse artigo, uma
vez que ele não distingue cabeçalho e dados do pacote (header e
payload), mas o classifica de forma genérica.

Agora quanto ao registro de conexão, acho mais que justo guardar pois
isso serve para rastrear os indivíduos. Na minha opinião, o que não
seria correto seria guardar o fluxo de cada conexão, aí sim estaríamos
invadindo a privacidade, mas a conexão em si, ou seja, inicio e final da
sessão e quantificação do período acessado acho muito bom,
principalmente para fins de investigação da justiça sobre diversos tipos
de crimes praticados hoje na internet e que muitas das vezes não é
possível localizar os responsáveis pois não há uma lei obrigado o
registro das conexões.

Att.

--
---