[GTER] Dúvida OSPF Area NSSA e Default

Wladimir Pereira wladnery at gmail.com
Thu Mar 6 04:34:48 -03 2014

Boa noite, Jonatas.

Otimizar o domínio OSPF com áreas NSSA, em minha opinião, vale a pena.
Esta habilidade te propõe controlar os anúncios inter e intra area e ainda
mantém a capacidade de redistribuir redes de outras fontes, que não a OSPF,
presentes nessas áreas (NSSA).

Muitas vezes a vantagem destas complexidades não está em poupar uso de cpu
e memória, mas sim em poder manipular a rede para se comportar de acordo
com o que o administrador deseja.

No cenário do e-mail inicial, RouterB deveria preferir a rota-padrão via
Área Backbone. inclusive RouterD (ABR nas Áreas 10 standard e Área 120
NSSA) deveria compartilhar do mesmo ponto de vista.

Mesmo a rota-padrão na Área Backbone tendo custo maior (cost 100, 120, 130
e 150 configurado manualmente) que o valor padrão anunciado dentro da Área
120 NSSA (cost 1), o tipo de métrica E1 (também configurado manualmente)
vista por RouterB ainda deveria ser preferida.
RouterD deveria eleger a rota-padrão do tipo E1 via RouterB e, como
redundância, aceitaria a do tipo N2 via RouterC.

Um detalhe a considerar:

1 - Você está usando 'default-information originate always'. A rota-padrão
sempre será anunciada, mesmo que o roteador não a tenha na tabela de rotas.
Verifique se realmente este detalhe não está gerando um efeito negativo
para os seus vizinhos OSPF.

2 - Analise a tabela de rotas e o database dos roteadores para checar o que
eles estão visualisando, e se está consistente com o que você configurou.

Em um dos roteadores existirá o detalhe que está fazendo com que a rede não
se comporte como esperado.

Discutindo um outro ponto,

A Área 120, como NSSA, não evitará dela receber as 2000 rotas da Área
Backbone.
Para alcançar este objetivo é necessário fazer a fitragem dos Type-3 LSA na
entrada da Área 120. Se já o fez, desconsidere. ;)

Se você estiver usando plataforma Cisco, pode recorrer à solução
proprietária 'Totally' NSSA.
Ele fará toda a filtragem das outras redes no domínio OSPF, e deixará
entrar na Área 120 apenas a rota-padrão, mas agora como Type-3 LSA (de N2
passa a ser do tipo IA).

PS1: A Área Backbone ainda continuará tendo conhecimento das rotas internas
da Área 120.

PS2: Roteadores exercendo o papel de ABR agora elegerá preferencialmente a
rota-padrão do tipo IA (Inter Area), e não mais E1. No seu cenário, isso se
aplicaria ao ponto de vista de RouterD.

Abraços,