[GTER] PON vs Metro Ethernet

Listas Logic listas at logicpro.com.br
Wed Mar 5 01:40:16 -03 2014

Boa noite pessoal.

Estou em um projeto de rede óptica em minha cidade e estou estudando a melhor tecnologia a ser utilizada na rede para atender as necessidades de meus clientes que em geral, precisam de links L2 redundantes.

Depois de muita pesquisa, percebi que redes PON não são redes projetadas para suportar redundância ativa, pelo ao menos foi o que eu encontrei no google, e estou querendo dupla abordagem quase na ultima milha. Colocar duas ONU's em todos os clientes, cada ONU em OLT diferente eleva bastante o custo dos ativos, sem falar na quantidade maior de fibras que vou ter utilizar.

Pelas minhas conclusões a tecnologia Metroethernet está se adequando melhor, pois os equipamentos são relativamente baratos comparados ao GPON/GEPON. Estava pensando em chegar com duas fibras em cada cliente, colocar dois modulos sfp num switch, e controlar a banda no switch mesmo. Cada switch vai se conectar na ponta de outro cliente. Bom, foi a alternativa que encontrei.

Alguem poderia me dar uma ajudinha?

Agradeço desde já qualquer ajuda.
Forte abraço.

--