[GTER] Dúvida OSPF Area NSSA e Default

Jonatas M. Victor jonatasmv at gmail.com
Tue Mar 4 22:51:40 -03 2014

Boa noite,

  Revisei todos meus roteadores na rede. Eu tenho 4 roteadores que fazem
BGP com as operadoras. Eu seto neles

 default-information originate always metric 100 metric-type 1

   Variando entre 100, 120,130 e 150. Eles são a saída da área 0, dentro da
área 9 tenho mais 20 roteadores em todos eu
deixei setado 1 rota default estática com uma distância bem maior que todas
as OSPF que receba. Assim a área 0 funciona 100%.
Eu não redistribuo meu BGP para a rede interna, somente OSPF em toda a
rede. Apartir de agora atrás de cada roteador que está
na área 0 e não é uns de saída BGP estou criando áreas nssa para tudo que
tiver atrás deles. Na primeira área que foi criado rolou
legal. Mas eu já tinha uma área 10 criada anteriormente que era default,
quando uma dessas novas áreas nssa tocaram essa área 10
default os roteadores da área 0 viraram seu gw default para o roteador
dessa area 10 ao invés de manter suas saídas normais.
    Acho que estou com algum erro de conceito ao utilizar ás áreas nssa.
Minha intenção em usar nssa é otimizar as rotas, não
redistribuíndo todas as 2000 rotas que eu tenho na área 0 para áreas
abaixo.
    Como seria talvez a melhor otimização? Apartir de uma área 0 com todas
as rotas, as áreas dos roteadores abaixo que só tem
em 90% uma única saída para a área 0? Utilizar default ou tentar otimizar
utilizando nssa?

   Obrigado,