[GTER] PON vs Metro Ethernet

Marcio Miguel marcio.miguel+gter at gmail.com
Wed Mar 5 09:06:13 -03 2014

A especificação do GPON possui a proteção do "tipo B" para uma fibra
redundante, mas ainda não a utilizamos na prática, só em lab.
Para redes Metro Ethernet, uma solução muito utilizada é o LAG, quando
há um único POP de acesso ou o MLAG para POPs distintos. Hoje existem
muitos switches demarcadores (EDDs) que já possuem LAG.
Outra possibilidade é uma rede em anel, um FTTB ou FTTC com EAPS.
No caso de redes L3, é o convencional, com roteadores com três
interfaces e um OSPF para prover a redundância.
A maior questão da redundância com dupla abordagem está no custo da
implantação dos dois caminhos de fibra , que pode ser muito maior do
que o custo de duplicar os CPEs. E não adianta ter  caminhos
redundantes que passem por um mesmo poste, que um bêbado pode derrubar
(literalmente) os dois caminhos de uma só vez.

Abraço,
Márcio