[GTER] Fwd: [caiu] ALOO TELECOM FORA CAMPINA GRANDE PB

Bruno Cabral bruno at openline.com.br
Sat Mar 1 16:19:37 -03 2014

Precisaria uma politica governamental (sim, isso mesmo, desculpem os puristas defensores da iniciativa privada para tudo) para simplificar as autorizações para passagem de fibras pelas rodovias, de forma a implementar uma rede desse tipo

Pense da seguinte forma, se cada provedor gastasse talvez 60km de fibra até a próxima cidade, e o seguinte até a próxima e assim sucessivamente até chegar num dos PTTs, com essa infra compartilhada, em pouco tempo haveria uma malha disponível para swaps de fibra com operadoras e ai sim conseguir-se-ia anéis redundantes

As antigas operadoras de fibra de longa distância (rede pegasus, geodex, intelig) foram adquiridas por teles deixando a eletronet como última (e única) opção alternativa. Como as operadoras fazem o possível para não compartilhar fibras, resta pouca opção mesmo

!3runo Cabral

--
Cursos e Consultoria BGP

> O que quero dizer também é... talvez nem seja o caso, mas os rádios não
> conseguem atender essa demanda de velocidade/confiabilidade que existe por
> fibra/terra certo? Pois em cada caminho que eu tivessse, bastava ter um
> rádio para usar como conexão ponto a ponto em paralelo com um fibra, mas aí
> tb entra em questão distancia e visada, e o rádio geralmente não ter a
> mesma performance para links muito grande. Então se rompe uma fibra e seu
> backup existe mas não comporta tudo, não existe ou é um backup miserável,
> esses tipos de problemas acontecem.
(...)