[GTER] Fwd: [caiu] ALOO TELECOM FORA CAMPINA GRANDE PB

Michel L. M. B. Perez michelmbperez at gmail.com
Sat Mar 1 16:05:16 -03 2014

O tópico tava no CAIU mas não é mais CAIU então resolvi jogar pro GTER

Não sei se é o caso, deixa eu dar meus 50 centavos...

Com essa história de 10gb e 1gb muita gente tem usado só FIBRA e a
redundância desse caminho também é fibra, na pratica quando a estrutura
está toda operacional é uma maravilha, não sei se é o caso da ALOO, mas o
geralmente o meio de backup não segura a rede/backbone todo quando um dos
lados cai ou o que quero dizer é, as vezes existe rompimento duplos ou
triplos que até a situação se normalizar tudo fica um caos.

O que quero dizer também é... talvez nem seja o caso, mas os rádios não
conseguem atender essa demanda de velocidade/confiabilidade que existe por
fibra/terra certo? Pois em cada caminho que eu tivessse, bastava ter um
rádio para usar como conexão ponto a ponto em paralelo com um fibra, mas aí
tb entra em questão distancia e visada, e o rádio geralmente não ter a
mesma performance para links muito grande. Então se rompe uma fibra e seu
backup existe mas não comporta tudo, não existe ou é um backup miserável,
esses tipos de problemas acontecem.

De novo não to citando provedor A ou B, mas onde trabalho tentamos ajudar
ao máximo nosso clientes a ter redundância de devices e caminhos, nem
sempre conseguimos e nas operadoras, parece a mesma coisa.

Exemplo maior é quando cai uma fibra da Eletronet, quase meio mundo fica
fora, nossa estrutura no Brasil é bem precária, principalmente em cidades
mais distantes.

To falando abobrinha, será que não seria válido alguns provedores de por
exemplo mesmo estado se juntarem, tipo uma cooperativa e talvez bancarem
passagem de novas fibras por fora de onde hoje existem essas fibras que as
operadoras usam em comum?

Claro ainda teriamos o gargalo internacional, mas pelo menos a nossa
estrutura interna, não seria tão falha, ou as empresas fazerem acordos de
troca de trafego em cima destes links, creio eu que ja tenha algo assim
hoje, mas deve ser bem politica a coisa.

Falei um monte, na verdade só quero entender um pouco mais de tudo isso...

Att.,

--
Michel Perez
Skype: michelmbperez