[GTER] Problema de lentidão ao ativar novo peer full routing

Daniel Mendonça daniel.mendonca at oln.com.br
Wed Jan 15 12:05:48 -02 2014

Boa tarde senhores,

Estou enfrentando um problema bastante estranho quando ativo um novo
fornecedor.

Sempre que ativo esse fornecedor, meus clientes reclamam de lentidão ou até
mesmo parada na navegação.

Minha estrutura:
2 routers M7i Juniper. Ambos fechando sessão full com fornecedores 1 e 2 e
PTT com Metro e NAP.

Os dois routers estão com iBGP entre eles e OSPF com meu switch core (X460).
Toda a minha linha de POPs se "falam" através do OSPF. Em alguns Pops tenho
outros X460 e outros POPs tenho Mikrotik.

Problema:
Ontem liguei esse novo fornecedor e exportei meus 2 /20 da mesma forma que
exporto para os fornecedores 1 e 2. Ao importar o Full routing, setei o
local-preference menor para o router preferir os outros 2 caminhos.
Após uns 30 minutos meus clientes começaram a reclamar do problema relatado
acima. Imediatamente eu desliguei o fornecedor novo.

Hoje eu subi as sessoes novamente, porém exportei somente 1 /20 que eu
tenho e recebi a pouco tempo (esta livre) e deixei de exportar esse /20
para os outros 2 fornecedores. Continuei importando as rotas com
local-preference inferior aos outros 2 fornecedores.
Após quase 2 horas os clientes do meu /20 antigo começaram a reclamar do
mesmo problema relatado acima.

Considerações:
Se o /20 antigo não vai nem volta pelo fornecedor novo, porque tudo para?
Eu estou dentro desse /20 e não sinto o problema, mas a quantidade de
cliente reclamando é grande.
Seria um problema de hardware?

Tentei ser o mais claro possivel, não sei se consegui.

Daniel