[GTER] Problema de lentidão ao ativar novo peer full routing

Daniel Mendonça daniel.mendonca at oln.com.br
Wed Jan 15 16:15:05 -02 2014


Atualização:
Supondo que seja um problema de hardware ou intercomunicação, estou nesse
momento fazendo o seguinte teste:

Desativei o iBGP entre eles visto que ambos fecham sessão com todas as
minhas "saidas".
Mantive o OSPF entre eles ativei a Sessão com o Upstream novo apenas em um
dos routers exportando somente o /20 novo.
Ao exportar, coloquei as-path-prepend e ao importar, local-preference
inferior a todas as outras sessoes.

Até o momento funcionando sem parar meu /20 antigo, que está sendo
exportado para todos os outros Upstreams.

Estou aceitando ideias para troubleshooting. No ar a 20 min.

Daniel


Em 15 de janeiro de 2014 12:05, Daniel Mendonça
<daniel.mendonca at oln.com.br>escreveu:

> Boa tarde senhores,
>
> Estou enfrentando um problema bastante estranho quando ativo um novo
> fornecedor.
>
> Sempre que ativo esse fornecedor, meus clientes reclamam de lentidão ou
> até mesmo parada na navegação.
>
> Minha estrutura:
> 2 routers M7i Juniper. Ambos fechando sessão full com fornecedores 1 e 2 e
> PTT com Metro e NAP.
>
> Os dois routers estão com iBGP entre eles e OSPF com meu switch core
> (X460).
> Toda a minha linha de POPs se "falam" através do OSPF. Em alguns Pops
> tenho outros X460 e outros POPs tenho Mikrotik.
>
> Problema:
> Ontem liguei esse novo fornecedor e exportei meus 2 /20 da mesma forma que
> exporto para os fornecedores 1 e 2. Ao importar o Full routing, setei o
> local-preference menor para o router preferir os outros 2 caminhos.
> Após uns 30 minutos meus clientes começaram a reclamar do problema
> relatado acima. Imediatamente eu desliguei o fornecedor novo.
>
> Hoje eu subi as sessoes novamente, porém exportei somente 1 /20 que eu
> tenho e recebi a pouco tempo (esta livre) e deixei de exportar esse /20
> para os outros 2 fornecedores. Continuei importando as rotas com
> local-preference inferior aos outros 2 fornecedores.
> Após quase 2 horas os clientes do meu /20 antigo começaram a reclamar do
> mesmo problema relatado acima.
>
> Considerações:
> Se o /20 antigo não vai nem volta pelo fornecedor novo, porque tudo para?
> Eu estou dentro desse /20 e não sinto o problema, mas a quantidade de
> cliente reclamando é grande.
> Seria um problema de hardware?
>
> Tentei ser o mais claro possivel, não sei se consegui.
>
> Daniel
>
>
>



More information about the gter mailing list