[GTER] Servidores 1U homologados para FreeBSD, Linux e OpenBSD

Marcelo Gondim gondim at bsdinfo.com.br
Tue Jan 7 20:06:13 -02 2014

Em 07/01/14 19:08, Rubens Kuhl escreveu:

> A Dell até vende servidor com Linux pré-instalado, além de manter esta
> referência:
> http://linux.dell.com/
Faço a mesma pergunta que você. Testou com todos os Linux?  :(
O correto, ao meu ver, não é homologar empresas e sim o hardware com os
seus drivers. Se o equipamento diz que é compatível com o Kernel Linux
xpto, driver de interface de rede xpto, não preciso ficar preso à uma
distribuição e nem tão pouco a Dell ficaria presa à isso. Ela poderia
simplesmente especificar quais versões de drivers são compatíveis. O
nome disso se chama venda casada e acaba com a nossa liberdade de
escolha. Porque sou obrigado à usar RedHat quando o CentOS funcionaria.
Instala um CentOS e pede suporte para você ver. Eu já fiz isso um tempo
atrás e não gostei nada da resposta.

> Porque é FreeBSD e não Linux, a Dell tem parcerias com RedHat, Ubuntu e
> SuSE.
E porque eu tenho que usar esses? Já usei RedHat e Ubuntu, tive diversos
problemas em minha rede e tem mais de 3 anos que uso FreeBSD e consigo
sair com a família sem ninguém me incomodar num fim de semana. Temos
problemas? Temos mas no FreeBSD faz tempo que não sei o que é isso.
Então pergunto eu: porque eu devo tirar ele e por um RedHat ou Ubuntu ou
SuSE só para ter que usar um Dell e ter suporte? Sinceramente, não vejo
sentido nisso.

> Eu não sei se algum servidor Dell tem homologação Anatel...
Posso confirmar na quinta pois tenho 2 Dell R720 na empresa, que
chegaram semana passada.

> Desde que o produto se enquadre nas normas técnicas... em geral basta não
> dar choque em quem está instalando, mas tem equipamento que não passa nem
> nisso...
No site constam inclusive as medidas usadas nos testes de performance,
que inclusive seguiram a própria RFC2544. Tem coisa ali que você não vê
em muito datasheet de produtos homologados ou as vezes vê mas faltando
informações. Acredito que a RFC2544 faça parte das normas técnicas.  :)

> A empresa se chama FreeBSD Brasil e testou a máquina com todas as
> distribuições de Linux ? Acho que não, né ?
Não precisa testar em todas porque os drivers são feitos para um
determinado kernel e hardware. As Distribuições não fazem seus próprios
drivers, usam o que existe. Quando muito aplicam patches para correções
ou melhorias. Não existe esse negócio de uma Distro não funcionar um
hardware e na outra sim se usarem kernel e drivers suportados. Bem se
você tiver usando um kernel 1.2.13, 2.2.x ou 2.4.x que usei há anos
atrás aí vai ter problemas mesmo. rsrsrsr O que quero dizer é que a
maioria das distribuições, pelo menos as sérias (mais antigas) estão
sempre niveladas em relação aos equipamentos de mercado. Não seja tão
inflexível nesse ponto porque acredito que a ideia é sim funcionar em
praticamente todas as distribuições de Linux bem implementadas. Agora
exigir que o Kojack Linux, criado pelo meu vizinho do lado que não
empacotou corretamente a distro dele, vá funcionar nesse equipamento é
exigir demais. Outra coisa que Linux é só o kernel, diferente dos BSDs
que são um sistema único composto de kernel e userland.

Rubens não fique chateado mas a minha visão sobre esse tema vem de 1996
e ninguém vai mudar isso agora em 2014. Penso dessa forma e acredito que
alguns aqui vão pensar diferente ou igual, afinal é isso que nos torna
humanos e diferentes um do outro. O que seria do Flamengo se todos
fossem Botafoguenses? hehehehehe

Grande abraço,