[GTER] Servidores 1U homologados para FreeBSD, Linux e OpenBSD

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Jan 7 19:08:39 -02 2014

> Isso já é um grande avanço, quando coloquei homologado quis colocar no
> sentido de ter sido bem testado por uma empresa séria, como a FreeBSD
> Brasil. Saber que o hardware como um todo está preparado para as
> tecnologias que foram apresentadas.
> Onde que aqui no Brasil vemos anúncios de hardware servidor 100%
> compatível com BSD e Linux? Dell? IBM? Você não vê.

A Dell até vende servidor com Linux pré-instalado, além de manter esta
referência:
http://linux.dell.com/

> As vezes temos a sorte com algum hardware commodity mas algo pode dar
> errado. Você pode comprar um Servidor Dell instalar um FreeBSD e se algo
> der errado e ligar para a Dell, ela vai dizer que não suporta aquele
> sistema.

Porque é FreeBSD e não Linux, a Dell tem parcerias com RedHat, Ubuntu e
SuSE.

> A Dell tem o selo Anatel mas o que adianta se o meu sistema não funciona
> nele corretamente, um exemplo.

Eu não sei se algum servidor Dell tem homologação Anatel...

> Ao meu ver o homologado da FreeBSD Brasil é muito bem vindo e estou certo
> que eles também estão vendo a parte de homologação junto à Anatel. Na
> verdade qualquer pessoa pode homologar um produto desde que pague a quantia
> exigida e apresente toda a documentação necessária aos órgãos competentes.

Desde que o produto se enquadre nas normas técnicas... em geral basta não
dar choque em quem está instalando, mas tem equipamento que não passa nem
nisso...

> Não estamos falando de uma pessoa qualquer mas de uma empresa que tem
> expertise no assunto e sabe o que faz. Se eles estão garantido ao mercado
> que vai funcionar 100% com BSD e Linux, então eu acredito que vai funcionar
> e torço por eles.

A empresa se chama FreeBSD Brasil e testou a máquina com todas as
distribuições de Linux ? Acho que não, né ?

Rubens