[GTER] Servidores 1U homologados para FreeBSD, Linux e OpenBSD

Marcelo Gondim gondim at bsdinfo.com.br
Tue Jan 7 19:01:31 -02 2014

Em 07/01/14 15:44, Rubens Kuhl escreveu:

> Gondim,
>
> Notar que homologado aqui é algo "la garantia soy yo", pois não há
> formalmente programas de homologação de hardware para as plataformas
> citadas. Além disso, notar também que não se trata de homologação Anatel,
> que seria de interesse de SCMs, então esse equipamento ainda precisa ser
> colocado na SVA para quem tem SCM+SVA, ou contar com a sorte com a
> fiscalização.

Olá Rubens,

Isso já é um grande avanço, quando coloquei homologado quis colocar no
sentido de ter sido bem testado por uma empresa séria, como a FreeBSD
Brasil. Saber que o hardware como um todo está preparado para as
tecnologias que foram apresentadas.
Onde que aqui no Brasil vemos anúncios de hardware servidor 100%
compatível com BSD e Linux? Dell? IBM? Você não vê. As vezes temos a
sorte com algum hardware commodity mas algo pode dar errado. Você pode
comprar um Servidor Dell instalar um FreeBSD e se algo der errado e
ligar para a Dell, ela vai dizer que não suporta aquele sistema. A Dell
tem o selo Anatel mas o que adianta se o meu sistema não funciona nele
corretamente, um exemplo.
Ao meu ver o homologado da FreeBSD Brasil é muito bem vindo e estou
certo que eles também estão vendo a parte de homologação junto à Anatel.
Na verdade qualquer pessoa pode homologar um produto desde que pague a
quantia exigida e apresente toda a documentação necessária aos órgãos
competentes.
Um exemplo claro disso é a FiberHome... Por que comprar equipamentos
direto da FiberHome é ruim? Não é por causa do preço e sim porque
comprando direto deles o produto não estará homologado aqui no Brasil,
porque só quem tem a homologação para produtos FiberHome, aqui no
Brasil, é a WDC, pois ela quem fez todo o processo e pagou por isso.
O mesmo pode ser feito pela FreeBSD Brasil quanto à esse equipamento.  :)
Não estamos falando de uma pessoa qualquer mas de uma empresa que tem
expertise no assunto e sabe o que faz. Se eles estão garantido ao
mercado que vai funcionar 100% com BSD e Linux, então eu acredito que
vai funcionar e torço por eles.