[GTER] ASN REGISTRO.BR

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sun Feb 9 15:17:19 -02 2014

> Eu gostaria de saber se uma tele pede um /16 o NIC consegue checar se eles
> estão mesmo usando (pela quantidade de atribuições que não são reais que
> vemos acontecer quase o tempo todo), afinal o presidente de uma certa
> operadora deu entrevista dizendo "que tinha um bom estoque" de IPv4... sem
> contar a recusa das mesmas teles em ativar BGP com clientes (filas de ANOS)
> ou mesmo ofertar trânsito IPv6...

Já um executivo da Oi disse numa entrevista que ia devolver todos os IPv4
até o final de 2012 e passar a só usar IPv6. O Patara está até hoje, já é
2014, esperando eles devolverem... ;-)
Ou seja, algumas declarações carecem de conhecimento operacional...

> Os pequenos operadores deveriam ter prioridade na obtenção do recurso e as
> concessionárias que não ofertam IPv6 deveriam ter pedidos de IPv4
> sumariamente negados até que resolvam o problema.

Você pode propor essa política para adoção pela comunidade do LACNIC...

Rubens