[GTER] Routers Juniper

Carlos Ribeiro cribeiro at telbrax.com.br
Fri Aug 29 04:46:12 -03 2014

Um bom tempo atrás fiz um projeto que precisava desse tipo de loop com um
cabo ligando por fora duas portas da mesma caixa. No caso era porque tinha
alguma limitação naquela versão do IOS, naquela plataforma específica,
entre fazer QinQ e aplicar um determinado encapsulamento MPLS, daí tinha
que usar este "recurso".

Meio desconfiado, falei com o pessoal da Cisco, e para minha surpresa
descobri que eles não se assustaram muito, e ainda me falaram o nome nada
lisonjeiro desse "recurso": "alça de caixão".

Depois disso já vi "alças de caixão" em outros projetos, não só em redes
IP, como outras tecnologias, inclusive na rede STFC da Oi, para cascatear
certas regras de encaminhamento de chamada, durante as transações isso
digito, etc. Recentemente vi também esse design sendo recomendo para
ativação de OTV na plataforma Cisco Nexus.

Resumo da ópera: se você precisar aplicar esse tipo de recurso e achar
esquisito, não se incomode, pode não parecer lá muito elegante, mas sendo
pragmático, é mais comum do que você imagina. Você só precisa ter plena
noção do que está fazendo.

Carlos Ribeiro