[GTER] Routers Juniper

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Fri Aug 29 00:42:17 -03 2014

Reitero os comentários do Rubens acerca do WCCP.
Ele é MALDOSO com a performace...

Cache redirecting através de Jump entre VRFs
Hoje foi um dia tenso, e como estou me embriagado de cansaço, confesso que
não tive paciência para encontrar esse material, mas eu me lembro de ter
visto uma solução aonde o cabra colocou a rede interna num VRF e o caminho
para a borda em outro VRF.

E através protocolo de roteamento(o cache fala BGP) ele faz com que o
trafego passe pelo cache.
No caso do cache "morrer", o melhor caminho entre o VRF de dentro e o VRF
de fora deixa de ser pelo Cache, e isso passa a fluir por uma loop físico
entre duas portas do próprio SW-Router.

- Não  estudei  a  fundo  a  solução,  mas   deve
  ser  BEEEM   mais  gentil   com   processamento.
- Eu me lembro de ficar incomodado com  protocolos
  não http dando um salto  dentro  do  Cache.  Mas
  aqui na GTER já houve uma discussão  sobre  isso
  e  me  convenceram(na marra)  que  não  haveriam
  grandes perdas com isso.
- Outra coisa que me doeu no  coração foi  o  loop
  físico entre as Vlans  de  VRFs  diferentes  que
  servia  como  caminho  alternativo  em  caso  de
  falha do cache.
  Meu primeiro pensamento foi em tentar fazer isso
  com route-leaking. Mas  depois  fiquei  pensando
  que  haveriam  dificuldades  para  dizer  que  o
  route-leaking é  menos  preferido  em  situações
  normais.

Em 28 de agosto de 2014 23:09, Rubens Kuhl <rubensk at gmail.com> escreveu:

> O que na sua configuração está comendo mais dos seus recursos é o
> redirecionamento WCCP.

> Dois roteadores não irão resolver seu problema, pois pode ser que algum dos
> destinos dependa de encaminhar pelo outro roteador. Você só conseguiria
> considerar isso uma soma de resistências em paralelo se você levar uma
> parcela significativa de BGP para dentro da sua rede e aí às vezes usar um
> roteador às vezes outro.

> 7600 a essa altura devia estar barato. Equipamento fora de linha e muito
> próximo do final da vida útil, e caso a sua solução de cache suporte WCCP
> [...]

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação