[GTER] Routers Juniper

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu Aug 28 23:09:07 -03 2014

> Bom, minha situação atual é a seguinte. Temos
> hoje um 7026VXR com uma NPE-G1 ainda, e temos cerca de 550 a 600M de
> tráfego (variando de acordo com o volume de dados direcionado para o
> sistema de cache por WCCP), porém estamos para subir para pelo menos 1G
> de transito, mais PTT e afins.

O que na sua configuração está comendo mais dos seus recursos é o
redirecionamento WCCP.

> A opção básica seria um ultimo upgrade
> nesse 7206VXR com uma NPE-G2 que ficaria praticamente trabalhando no
> limite, ou então pegar um 7201, que segundo a Cisco, por ser uma nova
> revisão da NPE-G2, pode gerenciar até 1.4Gbps, mais também iriamos ter
> um investimento considerável para usufruir por pouco tempo do
> equipamento.

Dois roteadores não irão resolver seu problema, pois pode ser que algum dos
destinos dependa de encaminhar pelo outro roteador. Você só conseguiria
considerar isso uma soma de resistências em paralelo se você levar uma
parcela significativa de BGP para dentro da sua rede e aí às vezes usar um
roteador às vezes outro.

> Não sou expert na área, e os concelhos que tive foram
> partir para a linha 7600 da Cisco, que digamos é um outro patamar de
> valor.

7600 a essa altura devia estar barato. Equipamento fora de linha e muito
próximo do final da vida útil, e caso a sua solução de cache suporte WCCP
L2 ao invés de WCCP GRE, provavelmente fosse o melhor caminho mesmo.

> Ai me indicaram o MX5, o próprio Giuliano me afirmou que
> tranquilamente esta caixa comportaria 10Gbps de UP de 10Gbps de down,
> com um valor digamos até bem próximo do 7201, por isso me interessei
> muito. Não conheço a linha ASR da Cisco, mais confesso que fiquei
> intrigado para ter uma ideia de valores e até que ponto seria viável.

Bem mais caros que MX5, especialmente quando se compara com a condição de
preço da Abranet, que é a que o Giuliano disponibiliza.

> Ah, ia me esquecendo. O router que temos hoje, faz basicamente a
> interconexão com 2 operadoras (2 sessões Full Routing) mais o PTT, e
> controlando a saída por estes caminhos. Roda também um OSPF para se
> comunicar com os routers que uso na minha rede, além de um WCCP com um
> servidor de cache.

Um dos problemas aqui é o WCCP... você pode usar filter-based-forwarding no
MX5 para redirecionamento, mas vai precisar repensar a sua estratégia de
encaminhamento para cache.

> Levando em conta minha estrutura e potencial de
> crescimento a curto prazo, até que ponto consideram interessante
> continuar com Cisco neste momento, ou partir para o MX5?

Eu sugiro separar a parte de cache redirect da parte de roteamento. Veja o
switch Cisco com WCCP mais barato que você conseguir, e deixe o roteamento
com um MX5.

Rubens