[GTER] tranceivers SFP+ e Routerboards

Shine eshine at gmail.com
Thu Aug 28 17:06:33 -03 2014

João,

Vamos tentar responder a sua pergunta por partes:

A parte onde o padrão elétrico da SFP+ é padrão está correta. Tanto faz uma
interface ser 1G ou 10G, as características da interface elétrica são as
mesmas.
Quanto a compatibilidade física, no tocante à mecânica, todas as SFP+
seguem o mesmo padrão também.

Agora entre ser compatível eletricamente/mecanicamente e funcionar tem uma
boa diferença.
Embora eletricamente as interfaces sejam compatíveis, a modelagem dos
sinais depende do suporte do equipamento. Fazendo uma exemplificação
absurda, um SFP+ 10GE não funcionaria em um switch de 1GE. A uma primeira
vista é óbvio, mas isso pode nos levar a concluir que o problema seria
capacidade de forwarding ou coisa assim, mas considere que switches de 10GE
podem não suportar SFP+ de 100Mbps também.

Tecnicamente, a explicação é que o chip que conecta essa camada física
(PHY-Serdes) no equipamento precisa suportar o padrão do transmissor (o
SFP+). Alguns chips suportam diversos padrões, o que fazem eles suportarem
diversos modelos de SFP+. Para identificar o modo correto, os chips acessam
as informações da E2PROM dos SFPs.
Dessa forma, um switch pode suportar ou não diversas modelagens, desde
ethernet até FC ou OC-192, mas o chipset dele precisa suportar o padrão do
SFP+.

No seu caso específico, você pretende apenas aumentar a distância de um
mesmo padrão de velocidade. Você precisa entender se há uma restrição no RB
sobre isso. Como você não citou a velocidade eu não tenho muita certeza,
mas vou dar um exemplo e aí você pesquisa. No caso de um ethernet 10GE, a
interface 10GBASE_LR e 10GBASE-ER são suportadas no mesmo modelo PHY, então
se não houver restrições do RB para inserir ou se a SFP tem um coding de
10BASE-LR (existem fornecedores que fazem esses codings "personalizados")
há uma chance de funcionar. Mas se fosse um 10GBASE-ZR, aí a chance de não
funcionar é grande, pois ela usa outro modelo de PHY que não está no
IEEE802.3ae.

Espero ter esclarecido as suas dúvidas.