[GTER] Roteador de borda

Marcelo Gondim gondim at bsdinfo.com.br
Tue Aug 26 16:06:15 -03 2014

On 26/08/2014 14:09, Evandro Nunes wrote:

> nao é só você não, eu também me impressiono
> aliás com voz de Sílvio Santos: "eu só acredito... ven-do" ma óe roque!
> com todo respeito, 11Gbit/s num linux sem ksoftinterrupt acho que até o
Nossa mãe o ksoftirqd me dava pesadelos. Lembro quando aqui no provedor
o roteamento e demais servidores eram em GNU/Linux e todos os dias eu
tinha problemas com o ksoftirqd em 100%. Tentei de tudo que eu conhecia:
mexidas nas sysctls, atualização de kernel e optimização. Cheguei à
remover todo o conntrack e ficar totalmente stateless e mesmo assim em
determinados picos de tráfego eu tinha o ksoftirqd em 100% e quando isso
acontecia logicamente o tráfego parava totalmente. O gráfico de consumo
de link ficava igual à um ecocardiograma. Troquei até o hardware todo
incluindo as interfaces de rede. Nada resolveu na época até que resolvi
mudar o router para FreeBSD e com o mesmo hardware anterior. Tudo fluiu
sem problemas e acabaram os problemas. Foi nesse momento, em meados de
2010, que passei à dedicar nossa mudança de infra para FreeBSD e hoje
estou extremamente contente com os resultados. Pode ser que num futuro
eu pense em partir para caixa fechada e se assim for, partirei para
Juniper porque seu sistema base é FreeBSD.

Comecei em 1996 mexendo com slackware kernel 1.2.13, passei por Gentoo,
Debian, CentOS, etc e no final acabei no BSD, no FreeBSD mas acho todos
muito bons e inclusive para usos diferenciados, temos muitas opções e
isso é bom.  :)

Se o Bogus tiver realmente um tráfego de 11Gbps passando por Linux isso
é muito bom e sinal que: ou na minha época não tinha ainda a solução
para o ksoftirqd ou eu realmente não achei a solução em minhas
pesquisas.  :)

> [...]
>
> creio que só é possível com algo experimental, pf_ring, gpu ou outra
> tecnologia DNA no linux
> e creio que em bancada com pacotes no tamanho da mtu isso seja muito
> provavel, mas de fato roteando internet, em produção, não só é um case pra
> apresentar na gter mas eu até pago pra dar ssh (nem precisa de root) porque
> minha curiosidade com interrupção e taxas de pps e bps além de avg pkt size
> são muito grandes, sem falar no que pode estar em uso, pois forwarding
> vanilla do linux não é
> então torcerei por uma apresentação no gter pra começar

---
Este email está limpo de vírus e malwares porque a proteção do avast! Antivírus está ativa.