[GTER] Solução de Roteador - Otimização de WAN

Patrick Tracanelli eksffa at freebsdbrasil.com.br
Sat Aug 23 13:52:20 -03 2014

On 08/23/14 07:49, Douglas Fischer wrote:
> Antes de mais nada, vale lembrar que não tem mágica que reduza a latência
> do link.
>
> O que essas soluções de WAN optimization vão fazer e comprimir, suprimir, e
> cachear...
>
> E com a configuração certa, isso pode ser bem efetivo haja vista que uma
> das coisas que podes fazer com links de satélite é aumentar um pouco o MTU.
>
> Mas os pacotes ainda vão levar 600ms para chegar.
>
> Uma coisa que podes fazer é contratar(se houver) um link miudinho(dial-up
> ou gprs) só para passar dados sensíveis à latência(Ex.: Voip).

> [...]

Bom dia,

De todas opcoes que usei, a melhor e' o Traffic Squeezer. Corra de WAN
Proxy, alem de ineficiente e' instavel, vai cair quando voce gerar uma
taxa mais alta de pacotes por segundo e seus usuarios vao te crucificar.

O Traffic Squeezer nao chega a ser um Riverbed. Nesse ramo nao conheco
solucao livre melhor nem que se compare a essa solucao proprietaria. No
entanto gera condicoes de aumento de trafego muito interessantes. Tenho
por exemplo um circuito de 6Mbit/s trafegando a 10Mbit/s. Pendurado no
satelite creio que os recursos de caching e reassembly de pacotes com
base em dataseq ja existentes e cacheados que o Riverbed oferece serao
quase nulos -- existem, mas nunca pude comprovar sua eficiencia no
squeezer e nem creio muito nela, mas seu cenario sob satelite vai poder
tirar isso a limpo.

Voce tem pacotes prontos compilados pra pfSense por exemplo entao subir
o cenario e voce fazer um PoC vai ser facilitado. Questao de pouco
tempo. Se seu trafego entre as pontas for essencialmente CIFS e HTTP
como e' comum entre cenarios matriz-filial/sede-comarca, pode esperar
grandes taxas de incremento de vazao.

Outra possibilidade mais simples e usualmente mais estavel, mas que
tambem nao vai ajudar em nada a maior parte das limitacoes de
comunicacao por satelite, mas vai aumentar sua vazao total 'e compressao
de ethernet sob tunel IP. Basicamente voce pode fazer isso com qualquer
software de VPN, habilitando compressao mas sem habilitar cryptografia
caso seu interesse nao seja esse, amenizando payload e cpu na
criptografia e tirando proveito dos recursos de compressao que toda
solucao VPN oferece.

Uma forma facil e que funciona em Linux e BSD e' o vtun. Uma solucao
FreeBSD e' criar um tunel gif(4) e fazer a comp e decomp com netgraph
deflate e/ou netgraph pred1 que implementam a RFC 1979 e RFC 1978
respectivamente. Nesse cenario tenho visto de 8% a 30% de compressao.
Unica e exclusivamente compressao.

Depois que testar nao se esqueca de compartilhar com a lista suas
experiencias :-)