[GTER] Roteador de borda

Evandro Nunes evandronunes12 at gmail.com
Fri Aug 22 02:16:33 -03 2014

> Bom dia,
>
> Sei que é off-tropic mas não encontrei nada que se enquadrava no procuro.

não é off, ao contrário é um dos topicos mais frequentes e por isso tem
muitas opinioes e boas discussoes ja na lista, eu opinei em uma recente
então vou me repetir:

aqui eu roteio 4Gbit/s com FreeBSD e um Netmap L-800 que o pessoal da
serverU não divulga não sei por que mas eles tem o produto se ligar lá eles
falam, inclusive e um dos ativos que penso em sair de 220ac e ir para 48dc
que levantei na outra thread

o custo total da solução é menos de 5k reais e atende perfeitamente minhas
taxas de roteamento, nela eu uso uma porta 10GbE elétrica que vai pro meu
switch e penduro diversas VLAN nela mas não chego a rotear nem perto de
10Gb fico mesmo em 4 com picos de 4.5
sobra CPU então acho que tenho margem pra crescer, antes eu tinha pensado
em um cisco asr 1002 pra 5Gbit/s mas saia 4 vezes o valor, usado...

acho que o limite do que você roteia com x86_64 é acima de 1Gbit/s com um
custo muito bom, mas se chegar perto de 10Gb roteado (não conectado) ai
talvez tenha que ir pra um equipamento mais específico

FreeBSD+L800 são minhas recomendações pq é oq eu uso e me atende bem

Estou pensando em migrar para uma Edge Router ou um server com VyOS ou
> FreeBSD e se for o caso tentar uma solução mais cara como Juliper e
> Cisco.
>
> O que os senhores acham das soluções acima ? O que me recomendam ?

FreeBSD sem dúvidas, dependendo de até onde você vai crescer eu acho que é
cedo demais pra um MX5 como tem sido recomendado; um MX5 custa 24k dólares,
la fora, trazendo de baixo do braço...(USD 10K usado), aqui os valores
variam bastante mas você pode imaginar onde flutuam; eu sou daqueles que
acreditam que x86+FreeBSD tem muito a oferecer antes de precisar ir pra uma
outra arquitetura, como disse acima; onde trabalho software livre é regra
#1 e cada centavo de investimento precisa ser muito justificado

eu ainda não encontrei justificativa pra não rotear bgp em x86 + software
livre, mas como eu disse minha taxa é de 4Gbit/s roteados
no passado ja roteei com quagga+centos (onde não quero mais voltar) e
vyatta (maior parte dos bugs do quagga não existem) mas fiquei com freebsd
pois se comportou melhor
sugiro que antes de investir dezenas de milhares de R$ que investigue uma
opção FreeBSD