[GTER] RES: Calculo Consumo Energia 48Vdc vs 128Vac

Fernando Simoes Bento fernando at js2.com.br
Thu Aug 21 11:11:30 -03 2014

Evandro bom dia,

Vamos as dúvidas.

Utilização de 48Vdc

Os sistemas de telecomunicações utiliza, na realidade, -48Vdc em função dos
sistemas de telefonia e de radioenlaces (microondas). O fato de se utilizar
-48Vdc tem um simples motivo: O ruído elétrico e os campos eletromagnéticos
de interferência normalmente são positivos então se utilizar alimentação
negativa você elimina parte de vários problemas. Como observação os
equipamentos de telecom tem o terra em modo comum com o 0V e não com o
-48Vdc.

Relativo a potência:

O que pagamos é o KWh, ou seja a energia que se consome. A energia é a
potência por segundo que um determinado equipamento gasta para cumprir sua
tarefa e obviamente independe da tensão de alimentação.

Exemplo:
Potência consumida = 90W

Para uma alimentação 110V temos:

P = V x I então I = 90/110= 0,81A

Onde:
P = potência em Watt
V = Tensão em Volt
I = corrente em Ampere

Para 48V

I = 90/48= 1,875A

A energia será para ambos casos:

E = P/1000 então E = 90/1000 = 0,09KWh

Onde:
E = energia em KWh
P = potência dada em Watt

Observe que o cálculo de energia considera o Watt e não a tensão de
alimentação.

Quanto custa?

Para um sistema ligado 24 horas por dia tem-se:

Horas por mês: 720 horas considerando um mês de 30 dias

Então R$ = KWh x 720 x Coeficiente da concessionária na sua conta de luz.
Então temos R$ = 0,09 x 720 x 0,31690 = 20,53 de conta.

Porque estão utilizando 48Vdc em alguns sistemas.

1) Você consegue criar um barramento de alimentação conectado diretamente a
um banco de baterias aproveitando ao máximo a energia de backup. Os sistemas
alimentados por barramentos 48Vdc podem suportar de 3 até 7 vezes mais que
os sistemas que utilizam no-breaks, sejam senoidais ou trapezoidais.
2) A energia é mais limpa porque os ruídos da rede elétrica ficam no
retificador e também é muito mais simples inserir filtros no percurso dos
cabos.
3) Como a alimentação é DC não há criação de ruídos e campos
eletromagnéticos iguais no AC.
4) Para fazer redundâncias de alimentação o DC é mito mais simples porque
dispensa circuitos de equalização, sincronismo e todo o resto. Na verdade é
o único sistema 100% capaz de transferir a alimentação com 0 segundos de
transferência.
5) Os equipamentos eletrônicos são mais eficientes porque perdem menos com
reguladores de tesão, fontes e too resto, apesar de alguns sistemas terem
até 95% de eficiência.

Desvantagem:
1) Ajustes nas bitolas dos fios que devem ser mais grossas (nada absurdo)
1) equipamentos podem custar mais caro.

Att

Fernando Simões Bento

Engenheiro de Telecomunicações