[GTER] Calculo Consumo Energia 48Vdc vs 128Vac

Eduardo Santos Back eduardo at sinos.net
Wed Aug 20 17:27:37 -03 2014

Creio que a questão seja mais a perda de energia em uma fonte AC-DC
(todo o equipamento utiliza DC internamente) do que propriamente o
consumo em watts. Nesta mesma linha, usar um no-break que vai converter
tensão DC em AC (inversão), tem uma perda interessante. Eu usaria tensão
DC (48V, da época da telefonia comutada), visando redução da perda da
conversão DC - AC nos no-breaks. Aqui sim teremos uma redução de
consumo, ainda que menor nos no-breaks atuais, mas que seria
interessante apenas em ambientes maiores. Vasculhando na web certamente
alguém já publicou trabalho a respeito. Ou quem sabe temos aqui uma
ideia para um TCC.

[]'s

Atenciosamente,

*Eduardo Santos Back*