[GTER] Calculo Consumo Energia 48Vdc vs 128Vac

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Wed Aug 20 17:05:53 -03 2014

On Wed, 20 Aug 2014, Evandro Nunes wrote:

> caros,
> uma pratica recorrente que tenho acompanhado é a de diversos provedores que
> baixam a alimentacao de seus dispositivos de 128/220vac pra 48vdc
> compreendo diversos motivos que justificam, em relacao a variacao e
> qualidade de energia, mas nao sei calcular a diferenca de valor financeiro
> recentemente na empresa onde trabalho (nao e provedor) passou-se a
> considerar baixar tudo para 36Vac ou 48Vac, avaliamos os equipamentos e
> quase todos podem receber, dando viabilidade num primeiro momento

48VDC é o padrão de power-over-ethernet, porisso é que tanta gente gosta
dele.

não entendi o que você quer. receber energia elétrica do fornecedor em
48VAC? eu nunca vi isso. e o que você paga na conta não tem a ver com a
tensão, e sim com a energia total consumida, medida em Watt-hora,
1Wh=3600J. e quanto menor a tensão, mais caros ficam os fios, porque tem
que comportar mais corrente.

> agora a duvida que tenho é exatamente quanto a economia $$$ pra poder
> calcular em quanto tempo vai haver o retorno do investimento nessa mudança
> então imaginando um equipamento que consuma 90w em sua especificação
> técnica, e pode trabalhar com fontes 110/220Vac ou com 24Vdc, 36Vdc ou
> ainda 48Vdc como posso calcular a economia (ou a diferença, afinal não sei
> se há economia voces que vao me orientar) numa taxa anual, já com impostos?

se ele consome 90W em 110VAC, continuará consumindo 90W em 220VAC ou
qualquer outra tensão de entrada. a potência que ele consome tem a ver com
o trabalho que ele realiza, incluindo a energia desperdiçada na
realização desse trabalho. senão, no limite, bastaria colocar em curto a
entrada de potência que o treco funcionaria com tensão zero.

-- Danton