[GTER] Calculo Consumo Energia 48Vdc vs 128Vac

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed Aug 20 17:19:12 -03 2014

> caros,
> uma pratica recorrente que tenho acompanhado é a de diversos provedores que
> baixam a alimentacao de seus dispositivos de 128/220vac pra 48vdc
> compreendo diversos motivos que justificam, em relacao a variacao e
> qualidade de energia, mas nao sei calcular a diferenca de valor financeiro
> recentemente na empresa onde trabalho (nao e provedor) passou-se a
> considerar baixar tudo para 36Vac ou 48Vac, avaliamos os equipamentos e
> quase todos podem receber, dando viabilidade num primeiro momento

Enquanto 48 VDC é algo usual em telecom, nunca vi 36VAC ou 58VAC... e
funciona exatamente ao contrário: quanto maior a tensão, menores são as
perdas em levar essa energia. O que eu costumo ver sim para se economizar
energia é substituir equipamentos de grande consumo como servidores, que
tem alimentação 127/220 VAC, por equipamentos ao estilo Routerboard que
usam baixas tensões DC, mas que são mais econômicos é por consumirem menos
Watts.

Acho que há um mistura entre o que é causa(menor consumo) e o que é
efeito(usar alimentação de baixa tensão)...

Rubens