[GTER] Calculo Consumo Energia 48Vdc vs 128Vac

Evandro Nunes evandronunes12 at gmail.com
Wed Aug 20 16:34:02 -03 2014

caros,
uma pratica recorrente que tenho acompanhado é a de diversos provedores que
baixam a alimentacao de seus dispositivos de 128/220vac pra 48vdc
compreendo diversos motivos que justificam, em relacao a variacao e
qualidade de energia, mas nao sei calcular a diferenca de valor financeiro
recentemente na empresa onde trabalho (nao e provedor) passou-se a
considerar baixar tudo para 36Vac ou 48Vac, avaliamos os equipamentos e
quase todos podem receber, dando viabilidade num primeiro momento

agora a duvida que tenho é exatamente quanto a economia $$$ pra poder
calcular em quanto tempo vai haver o retorno do investimento nessa mudança
então imaginando um equipamento que consuma 90w em sua especificação
técnica, e pode trabalhar com fontes 110/220Vac ou com 24Vdc, 36Vdc ou
ainda 48Vdc como posso calcular a economia (ou a diferença, afinal não sei
se há economia voces que vao me orientar) numa taxa anual, já com impostos?

ou estou simplificando demais e existem fatores que estou ignorando?
agradeço orientações, se possível com exemplos de cálculo

obrigado!