[GTER] [Help] Troca de "nacionalidade" de range de IP público

Renato Frederick renato at frederick.eti.br
Fri Aug 1 16:57:03 -03 2014

O AS é seu? que eu saiba, basta passar o ASN + Bloco para a operadora
Ativar.

Eu já fiz uns cenários aqui, um /24 fechando em uma cidade, outro bloco
/24 em outro pais, todos do mesmo ASN e da mesma empresa(CNPJ diferentes
em cidades do Brasil e do mundo). PErguntei aqui e apesar de
"tecnicamente" não ter problema, pela teoria do BGP, eu deveria ter um
anel ligando todas estas cidades, mas "legalmente" como são da mesma
empresa, não estou fazendo nada ilegal(como pegar meu bloco /20 e
utilizar através de um ASN diferente).

Pelo que entendi ate hoje, se os meus blocos estão divulgados em qq
lugar, usando o meu ASN, sem stress.

Só veja como você vai fazer, se por exemplo no Brasil vocÊ divulga o /20
e no Chile o /24, quando sua sessão no chile cair, o tráfego de todo o
mundo que deveria entregar lá no chile vai entregar no brasil(a regra de
cálculo de rotas vai eleger a rede menos específica). Dependendo do seu
link aqui(se ele for muito menor ou não tiver sido preparado para
aguentar o tanto de timeout que vai gerar), você pode sem querer fazer
um DoS em você mesmo.

De modo geral, eu faria um dimensionamneto de redes de forma que eu não
divulgaria uma superrede em nenhum país que englobasse as subredes de
outro país(mesmo que isto indicasse divulgar pencas de /24, coisa que o
pessoal odeia e critica, PTT que o diga) hehe