[GTER] ipv6 roteamento

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Fri Apr 25 14:15:56 -03 2014

On Fri, 25 Apr 2014, Douglas Fischer wrote:

> Henrique,
> você falou com tanta veemência agora que cheguei até a desconfiar que eu
> tava louco num LAB que eu tinha feito semana passada. HEHE!
>
> Tens razão nas tuas afirmações. Mas quanto a perguntta do colega:
> "Poderia eu estabelecer um roteamento de um bloco v6 tendo como next-hop um
> V4?!"
> Existem sim formas de se fazer isso:
>
> https://supportforums.cisco.com/document/84261/advertising-ipv6-prefixesroutes-over-ipv4-ebgp-peers

este artigo é sobre trocar informação de rotas de v6 em uma sessão BGP em
v4. não há nada demais, o protocolo em que a sessão BGP roda não tam nada
a ver com a natureza das mensagens trocadas. camada de rede é uma coisa,
de aplicação outra completamente diferente.

mas isso NÂO é o que você disse, ter um endereço v4 como next-hop de uma
rota de v6. Na camada de rede os dois protocolos IP são distintos e se
ignoram mutuamente.

-- Danton