[GTER] Iminência da Votação do Marco Civil

Guilherme Henrique Pedreira ghpedreira at gmail.com
Mon Apr 7 14:24:23 -03 2014

O Marco Civil ainda é um Projeto. Não nos esqueçamos disso. Passou na
Camara, mas tem que passar no Senado e pela Presidenta ainda.

E, sim pelo texto, devemos ter algumas preocupações. Como por exemplo a
censura, que alguns citaram "asfaltaram o caminho da censura". Sobre um
parágrafo, que permite que um Juiz tenha autoridade para remover qualquer
conteúdo que esteja ainda sendo julgado no processo. Isto abre brechas sim.
As opiniões estão muito divididas na verdade. Em qualquer pesquisa que se
faça, aparecem as mais diversas opiniões sobre o texto.

Mas em contrapartida, devemos ter garantias de que os serviços prestados
não serão discriminatórios, por exemplo com traffic shaping, ou burst
transmission (http://en.wikipedia.org/wiki/Burst_transmission) apenas em
alguns clientes.
Em suma, temos que garantir que os serviços não vão ser deteriorados para
que outros possam utilizar um serviço melhor em qualquer sentido.
Muitas pessoas tem citado cobranças diferenciadas, por exemplo, a Claro,
com acesso grátis a Facebook e Twitter, não poderia fazê-lo, pelo texto
aprovado.
Por outro lado, nenhuma empresa poderia cobrar a mais por acesso a serviços
específicos (esta parte do texto ainda precisa de muito detalhe técnico).
Isto é, para acessar o NETFLIX por exemplo, você paga X a mais. O texto
defende, que acesso á internet, é acesso á toda a internet (neutralidade de
entrega de serviço).

Além disso, também tem as questões técnicas, mas deve haver uma discussão
com o CGI antes da vigoração da lei (se não me engano isto está previsto).

Pessoalmente, eu tenho medo de qualquer mecanismo político sobre qualquer
tipo de mídia. Independente de partido, isto pode ser devastador, tanto
para o mercado, quanto para a população, considerando a corrupção no país e
tudo mais.

Abraços,
Guilherme Henrique Pedreira