[GTER] Que tipo de ISP resiste melhor a falta de energia: wireless ou cabeado?

Marcelo Gondim gondim at intnet.com.br
Mon Sep 23 07:46:22 -03 2013

Em 22/09/13 22:59, Kurt Kraut escreveu:
> Aloha,
>

> Estou montando um projeto de conectividade para uma empresa que apesar de
> estar no centro da cidade sofre com repetidas faltas de energia no bairro.
> Talvez por se tratar de uma rede elétrica antiga ela falhe tanto,
> principalmente quando chove.
>
> Já providenciei a instalação de dois geradores e eles tem operado bem.
> Agora estou avaliando a conectividade do fornecedor. Tenho no local tanto
> opções cabeadas (fibra) como wireless por frequência licenciada. Prefiro
> contratar dois fornecedores diferentes do que um com dupla abordagem.

> [...]
Olá Kurt,

Uma rede bem montada hoje em GPON/GEPON pode te proporcionar isso, pois
a rede é toda passiva. No assinante entra uma ONU onde o próprio
assinante é quem alimenta esta.
Basta o assinante ter energia e o provedor que tudo vai funcionar. O
assinante poderia ter um bom nobreak ou até mesmo usar um notebook,
tablet e por aí vai.
Se o projeto ficar caro usando a ONU até o assinante, você pode procurar
a FIT Networks onde eles vendem uma ONU de 8 portas 10/100Mbps
totalmente POE (Power Over Ethernet), nós usamos aqui. Com essa ONU,
você pode ligar até 8 assinantes saindo da mesma ONU e quem alimenta a
ONU são os 8 assinantes. Se tiver apenas 1 assinante ligado, a ONU já
está sendo alimentada e funcionando.

Eu penso em fibra hoje por causa do IPTV que já estamos construindo
nosso HeadEnd e fazer isso em rádio não tem condições.  :)
Se precisar de informações da FIT pode me mandar e-mail que te passo os
contatos.

Grande abraço e espero ter ajudado.