[GTER] Indicações de leituras sobre redes wireless

Raimundo Santos raitech at gmail.com
Wed Oct 9 17:05:01 -03 2013

2013/10/9 Rubens Kuhl <rubensk at gmail.com>

> do
> poder
> pelo
> >

> Para fazer VoIP com rádio funcionar, você vai precisar diminuir tanto a sua
> capacidade de atendimento de tráfego não VoIP que não compensa.
> E IPTV sem chance.

Poxa, que triste ouvir isso... vou repensar mais ainda como diferenciar meu
produto. E não vai ser simples...

>  >Por isso penso em renovar bastante coisa aqui, e para tanto, preciso
>
> Não apenas isso, você deve levar em conta que o novo regulamento de
> qualidade do SCM prevê uma banda disponível a cada instante bem mais alta
> que os 10% que eram comuns em design de redes. E isso termina de matar a
> opção rádio

Mas termina de matar em termos de competitividade, é isso? Ou mata geral?
Depois dessas conversas, estou bem preocupado...

> Não, Maxwell e Shannon vão sempre garantir que qualquer que seja o patamar
> tecnológico, a onda guiada seja mais competitiva que a propagação livre.

uhauhauhahua... ótima colocação! Vou ali conversar com meus amigos físicos,
ver quando faremos uma palestra para Maxwell mostrando como ele dizer o
contrário pode mudar o mundo, bem como dizer ao Shannon que ele pode voltar
pra teoria da informação, a gente precisa dele, a gente gosta dele. hehehe

> E o único apelo de wireless que é mobilidade tanto não é factível com
> 802.11
> quanto não permitido pelo regulatório.

Não entendi a parte do regulatório. Não é permitido para quem? Existe
alguma solução sem fio que, mesmo ainda não factível, valeria a pena na
relação mobilidade/banda (pensando banda == bps)?

[]s