[GTER] Indicações de leituras sobre redes wireless

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed Oct 9 17:15:09 -03 2013

> sua
> >

> Poxa, que triste ouvir isso... vou repensar mais ainda como diferenciar meu
> produto. E não vai ser simples...

Cabeando. Mesmo que suas ligações de backbone e backhaul sejam rádio, a
última milha wireless é um limitante muito grande. Chegar no cliente final
com algum tipo de cabo é a única solução. Qual solução cabeada usar é algo
que você vai ouvir opiniões muito diferentes: par metálico com ADSL, cabo
coaxial com HPNAv3, cabo coaxial com DOCSIS, fibra ativa P2P, fibra xPON,
UTP...

> definir,

> Mas termina de matar em termos de competitividade, é isso? Ou mata geral?
> Depois dessas conversas, estou bem preocupado...

Em competitividade. Tecnicamente é sempre possível utilizar rádio para tudo
que tenha visada; por exemplo, colocar enlace de frequência licenciada para
vender acesso Internet de 2 Mbps... a conta é que não fecha.

> Não entendi a parte do regulatório. Não é permitido para quem? Existe
> alguma solução sem fio que, mesmo ainda não factível, valeria a pena na
> relação mobilidade/banda (pensando banda == bps)?

Não é permitido para SCMs. Prestação de serviço móvel requer licença SMP.
Mas em se tendo frequências e licença SMP, LTE com frequências baixas e
altas (ex: 700 MHz e 2.5 GHz) na mesma prestadora é algo que me parece que
pode dar certo. O tempo dirá.

Rubens