[GTER] Indicações de leituras sobre redes wireless

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed Oct 9 13:47:22 -03 2013

> A minha preocupação aqui é concorrência, diferenciação e competitividade do
> produto. Grandes teles entraram em mercados que estavam conosco. Para poder
> atender melhor, vou precisar renovar a rede de tal maneira que suporte pelo
> menos VoIP em alguns lugares e, oaxalá aconteça, poder oferecer IPTV.

Para fazer VoIP com rádio funcionar, você vai precisar diminuir tanto a sua
capacidade de atendimento de tráfego não VoIP que não compensa.
E IPTV sem chance.

 >Por isso penso em renovar bastante coisa aqui, e para tanto, preciso
>aprender. Eu acredito bastante no rádio como meio, o que preciso é
>conseguir que minha rede fale entre si, no mínimo, XMbps (ainda a definir,
>de acordo com minhas leituras e estudos).

Não apenas isso, você deve levar em conta que o novo regulamento de
qualidade do SCM prevê uma banda disponível a cada instante bem mais alta
que os 10% que eram comuns em design de redes. E isso termina de matar a
opção rádio

>Aliás, cabe uma segunda pergunta: como anda (e como posso acompanhar) o
>trabalho do IEEE com 802.11? Existe um bom futuro para essa tecnologia, de
>tal forma que ela possa realmente competir com alguns serviços cabeados
>(ADSL/ADSL2+, por exemplo)?

Não, Maxwell e Shannon vão sempre garantir que qualquer que seja o patamar
tecnológico, a onda guiada seja mais competitiva que a propagação livre. E
o único apelo de wireless que é mobilidade tanto não é factível com 802.11
quanto não permitido pelo regulatório.

Rubens