[GTER] Indicações de leituras sobre redes wireless

Raimundo Santos raitech at gmail.com
Wed Oct 9 11:31:11 -03 2013

2013/10/9 Rubens Kuhl <rubensk at gmail.com>

> Livros: "802.11 Wireless Networks: The Definitive Guide, Second Edition" e
> "802.11n: A Survival Guide" ambos de Matthew Gast, editados pela O'Reilly.
>
> Padrão 802.11:
> http://standards.ieee.org/getieee802/download/802.11-2012.pdf
>
> Vídeos do Luciano Franz: http://www.youtube.com/user/ComputechLoja/videos
> (só precisa levar a parte comercial com uma pitada de sal, mas a parte
> técnica é boa)

Já estou preparando o cartão de crédito para pegar os livros na O'Reilly, e
já vi alguns vídeos do Luciano. Achei bem legais, apesar do que você mesmo
já comentou: é preciso se acalmar na parte comercial pois, assim como nós,
ele tem que fazer a propaganda dele.

> oferecer
>

> "Em time que está ganhando não se mexe"... então a não ser que a empresa
> esteja ficando longe das metas de negócio ou os clientes demonstrarem
> insatisfação, mexer só por mexer ou ter algo só por ser dito como top de
> linha pode não ser bom.

A minha preocupação aqui é concorrência, diferenciação e competitividade do
produto. Grandes teles entraram em mercados que estavam conosco. Para poder
atender melhor, vou precisar renovar a rede de tal maneira que suporte pelo
menos VoIP em alguns lugares e, oaxalá aconteça, poder oferecer IPTV.

> Baixa tele-densidade e/ou regiões não cobertas por provedores com rede de
> cabos.

Mas é isso mesmo que tenho em mente.

Acho que o maior problema atual de quem opera com rádio é a exigência do
cliente, por conta de diversos outros lugares que ele frequenta e ve
produtos mais parrudos que os nossos. Não quero dizer com isso que o
cliente deveria ser calado e alienado para o que de bom existe em outros
lugares, pelo contrário, é justamente essa problemática criada pelas novas
necessidades de interconexão que os clientes tem, que deve alavancar a
prestação de serivços (ok, não vamos discutir justiça de preços nessa
thread, já saí demais do assunto).

Porém, competir com o que o cliente vê daquela famosa operadora de TV a
cabo que tem uma internetuska de 10Mbps, daquela outra operadora que
fornece VDSL com 30Mbps/20Mbps (e por aí vai...), fica bem complicado em
rádio. Noto, ultimamente, que tal interação dos meus clientes com outros
tipos de acesso tem gerado uma insatisfação alta com meu serviço, mesmo eu
prestando o serviço contratado. Fico eu insatisfeito com a insatisfação do
meu cliente.

Por isso penso em renovar bastante coisa aqui, e para tanto, preciso
aprender. Eu acredito bastante no rádio como meio, o que preciso é
conseguir que minha rede fale entre si, no mínimo, XMbps (ainda a definir,
de acordo com minhas leituras e estudos).

Aliás, cabe uma segunda pergunta: como anda (e como posso acompanhar) o
trabalho do IEEE com 802.11? Existe um bom futuro para essa tecnologia, de
tal forma que ela possa realmente competir com alguns serviços cabeados
(ADSL/ADSL2+, por exemplo)?

Valeu pelas dicas, Rubens!