[GTER] Contabilizar capacidade instalada

Wenderson Souza wendersonsouza at gmail.com
Mon Oct 7 00:34:48 -03 2013

Em 2 de outubro de 2013 16:15, Vinícius Garcia
<lgarcia.vinicius at gmail.com>escreveu:

> Certo, concordo nesse ponto.
>
> Mas pensando agora que uma rede não tem um trafego somente de fim a fim,
> como ficaria?
> Pois , por exemplo, posso vender um trafego do POP3 até o POP5 por exemplo.
>
> É tudo isso que ta dando nó na minha cabeça rsrs

> seja,

Vinícius,

Como diz em nosso saudoso telecurso 2000, vamos pensar um pouco. rsrs

Você nos informou que tem os POPs.

POP1 <--> POP2 <--> POP3 <--> POP4 <--> POP5

E nos informou que tem um enlace de 1 Gbps entre eles.

Então se você deseja vender por exemplo um tráfego do POP3 para o POP5, se
você colocar um "teste" de banda nesse "trecho" creio que terá no máximo 1
Gbps certo? Então sua capacidade de POP3 para POP5 é de 1 Gbps.

Imaginamos que, você tenha pro exemplo, 2 Gbps entre o POP3 e POP4, certo?
E vamos imaginar agora o trafego de POP3 para POP5. O mesmo continuará
ainda, em 1 Gbps, pois do POP4 para o POP5 você só tem a capacidade de 1
Gbps.

Agora seu tráfego do POP3 para o POP4 seria, teoricamente, 2 Gbps, ai entre
esses dois POPs você teria a capacidade de 2 Gbps.

Mas se for analisar qual a capacidade de sua rede, em meu pequeno
pensamento, se a rede fosse minha eu diria que tenho a capacidade de 5 Gbps
agregado, mas de 1 Gbps fim-a-fim.

--

Atenciosamente,

Wenderson Souza - wendersonsouza at gmail.com