[GTER] Contabilizar capacidade instalada

Raimundo Santos raitech at gmail.com
Fri Oct 4 14:51:08 -03 2013

Bem, no meu parco entendimento, você é quem define o fim a fim.

Se do POP3 até o PO5 você trafega 5Gbps, sem atrapalhar outros tráfegos,
então chamando de fim a fim uma interconexão POP3 <-> POP5, você pode sim
dizer que esse fim a fim definido agora tem a capacidade de 5Gbps.

Mas falando de fim a fim da rede por completo, você vai sempre levar em
conta o maior gargalo da rede toda. Se você tiver uma rede bem "estrelada",
com vários pontos de intercoexão para várias sub-redes físicas diferentes,
então medir o fim a fim geral não agrega muita informação. O ideal é
definir cada fim a fim de interesse e medir pelo maior gargalo (menor
largura de banda) de cada fim a fim.