[GTER] RES: PPPoe no Mikrotik

Shine eshine at gmail.com
Fri Nov 29 10:56:04 -02 2013

Gosto da idéia do PPPoE server descentralizado, acho que operacionalmente é
mais fácil para depurar e corrigir eventuais disparidades.
Private VLAN é uma opção, mas não sei se é suportado em switches de acesso
de pequeno porte. De qualquer forma fica limitado a um grupo, 4096 (número
que ninguém chega) é um escopo limitado para um acesso.
Usar técnicas de rede metro para transportar uma conexão de acesso eu já
acho complicar demais, cai em uma série de planejamentos que acabam tirando
o foco do serviço final. É só mesmo para ISPs maiores, que tem mais
desafios em orquestrar o parque do que fornecer o acesso propriamente.